Apocalipse Zumbi e Empreendedorismo

Ou um ensaio sobre o que você pode aprender com situações extremas para aplicar ao seu negócio em tempos de crise

Joao Vitor Chaves Silva
Empreenda Junto
Published in
5 min readSep 25, 2016

--

E u tenho o hábito de pensar em como eu me sairia em diversas situações, é um exercício de imaginação e criatividade para me forçar a pensar diferente. Algumas bastante razoáveis, como me perder em alguma cidade que nunca visitei sem celular, outras mais complexas, como um naufrágio, e algumas quase impossíveis como um apocalipse zumbi.

Nesse artigo eu quero te convidar a refletir comigo sobre o quanto um apocalipse zumbi pode te ensinar sobre negócios, e como tirar grandes aprendizados de uma situação, que eu sinceramente espero que nunca aconteça.

O foco é claro: Se manter vivo

Qual o objetivo número 1 de alguém no meio de um apocalipse zumbi? Se você pensou encontrar uma cura, errou, errou feio, errou rude. O objetivo número um é sobreviver, todas as suas ações são focadas para isso. Afinal, se você falhar nessa tarefa, encontrar uma cura se torna impossível.

Ao ter um grande objetivo em mente, e se lembrar constantemente dele, tudo se torna mais simples. Escolher se vale a pena ou não fazer algo, os riscos que valem a pena serem tomados, quando correr, quando descansar, um objetivo maior realmente importante é capaz de ampliar sua clareza ao analisar a situação.

O mesmo vale para seu negócio. Qual o seu maior objetivo? Algumas pessoas dizem mudar o mundo, outras criar um produto incrível. Bem, esse pode ser o objetivo da sua empresa, da sua startup ou mesmo o seu, mas o objetivo do seu negócio é fazer dinheiro o bastante para se manter vivo, na verdade, esse é o objetivo de qualquer negócio.

O objetivo de qualquer negócio é fazer dinheiro para se manter vivo!

You need to survive!

Afinal, da mesma forma que uma pessoa não conseguiria encontrar uma cura caso não consiga se manter viva em um apocalipse zumbi, uma empresa não conseguira mudar o mundo caso vá a falência.

Recursos são limitados e ficam cada dia mais

Ah, os recursos, aquele banho quente antes de dormir, o café fresco ao acordar, pequenos prazeres aos quais estamos tão acostumados, mas então uma praga zumbi se espalha pela terra.

Banho quente se torna um luxo, café espresso ? Já não existe mais, até mesmo o bom e velho miojo se torna cada vez mais difícil de se encontrar e acredite ou não, você vai estar soltando foguetes (isso se tiver algum), caso encontre os vegetais que você tanto odiava quando criança.

O mesmo acontece no mundo dos negócios. A competição aumenta a cada dia, os mercados se tornem mais disputados e oferta de recursos menores, não só clientes, mas pessoas qualificadas para o seu time, investidores, parceiros, a cada dia a busca por recursos se torna mais e mais desafiadora.

Dominar a arte de localizar e “capturar” recursos é crucial para atingir o seu principal objetivo.

Ah se você soubesse a falta que sentiria de poder comer brocolis

Dominar a arte de localizar e "capturar" recursos é crucial para atingir o seu principal objetivo. Da mesma forma que sobreviventes a um apocalipse zumbi aprendem a caçar e cultivar, coisas que nunca fizeram antes. Empreendedores precisam aprender novas maneiras de atrair recursos, sejam eles clientes, investimento ou colaboradores.

Um bom time torna tudo mais fácil

Sabe aquela coisa do lobo solitário? Não caia nisso, tentar fazer tudo sozinho pode parecer tentador no começo, afinal, você precisa de menos recursos, pode se mover mais rápido, chama menos atenção, tudo perfeito não é mesmo?

O problema é que quanto mais o tempo passa, mais difícil as coisas se tornam, o número de zumbis tende a aumentar ao longo do tempo, da mesma forma que o número de desafios em um negócio, e quando o número se torna grande demais, a armadilha finalmente se mostra.

Tenha um bom time para aumentar suas chances de sobreviver

Por outro lado, um time bem alinhado, pode se complementar, suprir as fraquezas, dividir as tarefas, se espalhar para buscar por recursos, e propor soluções diferentes para superar os desafios. A chave aqui é encontrar as pessoas certas, compartilhar os mesmos ideias, concordarem com as regras e compartilharem o mesmo objetivo.

Você não está pronto para o que vai acontecer

Uma das coisas mais comuns quando alguém brinca com a possibilidade de um apocalipse zumbi é ouvir aquele amigo nerd que já leu toda a coleção de The Walking Dead, Day Z,viu todos os filmes possíveis e zerou todos os jogos do assunto, além é claro de ter decorado o Protocolo Blue Hand, se gabando de que iria sobreviver e ser o grande lider de uma sociedade pós apocalipse zumbi.

Mas vamos ser sinceros? A menos que você seja o Macgyver ou Chuck Norris, você não está pronto para um apocalipse zumbi apenas por ter lido e visto filmes do assunto.

Da mesma forma que ler todos os livros sobre empreendedorismo do mundo, fazer todos os cursos possíveis e participar de um milhão de seminários e summits, não vão tornar você 100% preparado para começar um negócio.

Saber que é melhor atirar na cabeça, não significa que você vá conseguir atirar na cabeça.

Claro, essas coisas ajudam, saber que você deve atirar na cabeça e não no peito, pode ser a diferença entre sobreviver ou ser pego. Da mesma forma que saber como fazer uma Primary Marketing Research e um planejamento estratégico, vão te ajudar e muito a aumentar suas chances de sucesso.

Mas a verdade é que todo mundo tem um plano até levar um soco na cara.

E a vida real é justamente isso, quando você sair do planejamento e for para o mercado, seu plano vai levar um belíssimo soco e você terá que adaptar com base no feedback real. Sim, você ter lido aqueles livros e feito aqueles cursos vai sim te ajudar, mas não deixe que isso te torne super-confiante e te impeça de ver os seus pontos fracos, e onde você deve melhorar para conseguir continuar vivo.

Conclusões

Para nossa felicidade, não estamos no meio de um apocalipse zumbi, e espero nunca estar, porém as lições que podemos tirar ao nos imaginarmos em uma situação como essa são valiosas.

Veja, manter o foco no que importa, melhorar sua capacidade de conseguir recursos, montar um bom time, e não ser super-confiante, são valores que se aplicam ao seu negócio, e que devem ser colocados em prática diariamente.

Mas agora é com você, que lições para empreendedores você pode tirar de um apocalipse zumbi?

--

--

Founder @empreendajunto| Empreendedor apaixonado por inovação. | COO/Partner Gestão 4.0