Como fazer Marketing de Conteúdo para um Negócio Local

É mais do que criar um post e colocar o nome da sua cidade nas palavras-chave.

Marques
Empreenda Junto
Published in
6 min readOct 3, 2016

--

O quanto e como você se dedica ao seu blog empresarial pode ser o diferencial entre o seu sucesso ou o sucesso do seu concorrente.

Você pode estar perdendo a oportunidade de ser uma fonte de conteúdo para as pessoas da sua cidade, resolver seus problemas, ser uma empresa Top of Mind e fazer de seu negócio uma autoridade.

As táticas de marketing tradicionais têm sido cada vez menos utilizadas. As marcas estão agora publicando conteúdo e se orientando a construir suas próprias propriedades de mídia digital.

— Neil Patel

Mas não se engane isso só vem com trabalho duro, existe uma diferença entre criar um bom artigo que de bons resultados e criar uma estratégia de conteúdo que funciona como uma máquina, e é esse último que vou tentar explicar aqui.

Defina seu Público

Um público bem definido vai te orientar a quais problemas seu conteúdo deve resolver, qual tipo de conteúdo criar para converter aqueles contatos interessados em clientes, segmentar bem suas campanhas nas mídias sociais, vai ser essencial para sua estratégia de SEO(otimização para os mecanismos de busca), vai definir a quantidade de conteúdo a ser criado para cada estágio do funil de vendas, é a base para definir a jornada de compras, acho que deu para entender, né?

Um público bem definido é um dos principais fatores que vão decidir o sucesso ou fracasso da sua estratégia de marketing de conteúdo.

A intenção desse artigo não é ser um guia completo sobre como definir o público ideal, artigos como o blog Resultados Digitais já fizeram isso com maestria, mas separei algumas perguntas que eu considero muito importantes serem respondidas no momento de criar seu público.

Há uma diferença grande entre público alvo e personas que é o que trabalhamos no marketing de conteúdo, porém para que o artigo seja acessível a quem não está adaptado a termos técnicos específicos, continuarei a referenciar as personas como público e leads como contatos.

  1. Qual seu Cargo?
  2. Usa a internet para pesquisar produtos e serviços?
  3. Como podemos ajudar?
  4. Quais objetivos temos em comum?

Lembre-se essas são apenas perguntas que eu considero essenciais serem respondidas no momento de definir seu público mas essa lista pode e deve ser mais extensa, quanto mais você entender para quem você vende e escreve mais chances você tem de acertar em cheio as necessidades do seu público e também ter uma comunicação mais direta e pessoal.

Você sempre deve ter seu público alvo em mente em todas as partes do processo de criação e distribuição de conteúdo.

Defina seus Objetivos

Existem vários objetivos primários e secundários que podem ser medidos no marketing de conteúdo, eu vou destacar 3 indicadores perfomance primários que você pode analisar na sua estratégia de marketing de conteúdo local, deixamos de lado aqui as métricas secundárias cosméticas como likes e shares nas redes sócias, ok?

  1. Tráfego qualificado para o site.
  2. Reconhecimento de Marca.
  3. Gerar Contatos interessados em seus produtos ou serviços (leads).

Uma boa campanha provavelmente deve atingir esses 3 objetivos, mas ter um objetivo principal vai te ajudar a definir por onde sua campanha deve começar.

Diferentes tipos de conteúdo podem ser criados para atingir objetivos específicos:

Tráfego qualificado para o site.

Conteúdo com foco local, informações sobre sua cidade/região que vão interessar as pessoas funcionam bem aqui.

Reconhecimento de Marca

Qualquer tipo de conteúdo pode funcionar aqui, mas tenha certeza que sua marca está bem estampada em seu conteúdo, mas eu acredito que conteúdos ricos podem realmente fazer a diferença na vida das pessoas.

Gerar Contatos interessados em seus produtos ou serviços.

Foco aqui é em conteúdos sobre a sua área de atuação, calma ninguém quer revelar todos os segredos do seu trabalho, a intenção é mostrar para as pessoas que estão conhecendo seu negócio que você sabe o que faz, vamos usar um exemplo um Personal Trainer pode fazer um artigo com 10 dicas para chegar em boa forma no verão, sem perder alunos e mostrando para pessoas que acessarem este artigo que ele é um profissional realmente engajado a boa forma.

No momento em que essas pessoas decidirem irem mais a fundo na busca da boa forma e contratar um personal trainer, com certeza nosso Personal ?Trainer será lembrado como uma referência sobre cuidados com a boa forma.

Estratégias de Distribuição

Geralmente a principal e mais barata forma de distribuição é um blog, mas nem por isso você precisa apenas de fazer blog posts você pode dividir esse conteúdo em vários posts para o facebook, vídeos, ebook’s ou infográficos.

Lembre-se é nosso público que vai responder se o melhor para a estratégia é investir em distribuição e propagandas no Facebook, Google, Instagram ou mesmo SEO e tráfego orgânico.

Você pode aprender muito com a análise da concorrência.

— Neil Patel

Você pode aprender com os erros dos outros talvez seja um bom momento de fazer uma analise da sua concorrência e ver quais são seus erros e acertos, eu indico ferramentas como o SEMrush e o Google Keyword Planner para te auxiliar neste processo.

Aqui você vai procurar aquelas palavras-chave que vale a pena investir seu tempo e seu dinheiro ou não, supondo que você já crie bons conteúdos e tenha um trabalho de otimização consistente você não tera grandes problemas para ranquear seu material nas primeiras posições.

É sempre bom lembrar a intenção da analise de concorrência nunca é copiar e sempre fazer melhor, inclusive existem estratégias inteiras baseadas somente em analise de concorrência, mas essa vamos deixar para um outro artigo.

Uma boa analise de palavras-chave da concorrência vai te ajudar a focar nos conteúdos e público alvo certo.

Você também pode procurar referencias do seu nicho e tentar fazer guest posts, co-marketing ou até mesmo citações ou entrevistas, você pode achar que é difícil conseguir isso, mas se você tem um bom conteúdo pode ter certeza que seu pedido vai ter um peso maior.

Tenha um Cronograma

Defina um prazo para cada tarefa, escolha seu tema, dívida seu conteúdo em semanas ou meses temáticos e escolha a ordem que esse conteúdo vai ser publicado, criar um calendário editorial pode ajudar bastante, sites como o Hubspot e a Rock Content disponibilizam modelos excelentes de calendários editoriais.

Você pode montar o seu próprio calendário usando ferramentas como o Google Calendar, Google Sheets ou Excel o blog da empresa Rock Content tem um guia completo sobre como montar seu calendário editorial, você pode acessar clicando aqui.

Um bom calendário de conteúdo deve conter no mínimo a pauta ou título de seu conteúdo, palavras-chave que estão sendo trabalhadas por aquele conteúdo, para qual persona o conteúdo foi produzido, data da postagem e se foi publicado ou não.

Analisar, Refinar e Repetir

Aqui não tem muito segredo veja o que deu certo, porque deu certo e como pode obter resultados melhores a partir disso e repita.

Seu conteúdo não deu muito certo? Veja quais erros podem ser evitados, lembre-se que mesmo que certo conteúdo não tenha o desempenho esperado é sempre possível aprender com as falhas e refinar seu processo.

Ferramentas como o Google Analytics, Buzzsumo, Buffer, Hootsuite podem te ajudar com as métricas, analise é uma das grandes vantagens do inbound marketing, só tome cuidado para não medir coisas demais, você deve usar os dados para tomar decisões inteligentes e não ficar perdido em um monte de números.

Eu considero este outro bom momento para fazer outra analise de concorrência, é a hora para ter insights e identificar oportunidades.

Espero que este artigo ajude a você a começar uma verdadeira estratégia de conteúdo de sucesso para seu negócio local e nunca esqueça resultados para marketing de conteúdo vem com muito trabalho, você não vai conseguir ser uma referência em 30 dias.

E você já faz marketing de conteúdo no seu negócio? Compartilhe conosco suas experiências ou dúvidas!

--

--