Empreenda Junto e IBM Watson, como ampliar o acesso ao conhecimento

Entenda um pouco melhor os motivos que nos levaram a escolher investir no uso do Watson para construir a plataforma Learn In Drops

Joao Vitor Chaves Silva
Empreenda Junto

--

Durante todo o ano de 2016 o Empreenda Junto buscou criar um ecossistema mais inclusivo e colaborativo para os empreendedores. Investimos algumas centenas de horas, e milhares de reais para construir uma comunidade que fosse capaz de ajudar pessoas como você a encontrar apoio para transformar boas ideias em negócios de impacto.

Como nosso lema diz, queremos conectar as pessoas que querem fazer a diferença. Sejam empreendedores nos primeiros dias de um novo negócio, profissionais liberais, agências, mentores e até mesmo investidores.

Empreenda Junto: conectando quem quer fazer a diferença

Durante esse processo, já ajudamos mais de 3000 empreendedores e 400 projetos em nossa plataforma, lançamos um curso online que não só ajudou algumas dezenas de empreendedores a tirarem suas ideias do papel, como também permitiu que eu, João Vitor, fundador do Empreenda, fosse para o MIT, receber o titulo de Teacher of New Ventures and Leadership, me tornando não só o primeiro brasileiro com o titulo, como a pessoa mais jovem no mundo.

E agora, queremos ir além, ajudando a ampliar o impacto da educação online no mundo, criando uma solução mobile de verdade, que finalmente vai permitir que você “aprenda em qualquer lugar.”

Diga oi ao Learn In Drops

O Learn In Drops é a nossa investida para criar um novo conceito de educação online. Nosso objetivo é simples, permitir que você não só tenha acesso a cursos de alto nível que vão te ajudar a atingir seus objetivos, e ainda mais importante, garantir que você termine os cursos que começar.

De cada 10 pessoas que começam um curso online, 8 não chegam ao final.

A educação precisa de mudanças em todos os aspectos, e a educação online não é diferente. Com o Learn in Drops vamos alinhar o que existe de mais moderno nos estudos sobre o processo de aprendizado, com o conhecimento de grandes instituições como o MIT onde recebi meu titulo como professor, para criar micro cursos capazes de ampliar o seu conhecimento, e te dar condições para transformar informação em ação.

Mas onde o Watson entra nisso?

O Learn in drops possui três grandes pilares de atuação:

O primeiro deles é garantir que o conteúdo que oferecemos seja confiável e do mais alto nível. Fazemos isso através de parcerias com instituições de alto prestigio, como o MIT, que através do MIT Global Entrepreneurship Bootcamp, será nosso parceiro na produção dos primeiros cursos da plataforma com foco em empreendedorismo.

O segundo pilar é a formatação do conteúdo em uma linguagem clara e objetiva, e a divisão dos tópicos em drops reduzidos tendo como base o que existe de mais atual nos estudos sobre ciclos de atenção, foco, e processos de aprendizado. Assim, criamos os “textos” dos cursos, de uma forma que você consiga realmente aprender, e não fique preso só na teoria, mas sim, que tenha acesso a um conhecimento facilmente executável.

E por fim, todo o nosso material será disponibilizado em áudio. Hoje, a maioria das pessoas passa mais tempo no celular do que no computador. Vídeo aulas, apesar de serem recursos preciosos, consomem uma banda de dados considerável dos aparelhos moveis, e muitas vezes, a tela pequena de um smartphone não é exatamente o melhor lugar para assistir um vídeo longo.

Além disso, o formato atual — baseado em videos — te força a parar tudo o que está fazendo e prestar atenção somente na tela. Apesar de ser compreensível, acaba impedindo as pessoas de conseguirem avançar nos cursos. O estilo de vida que está se tornando cada vez mais corrido, e com menos tempo disponível.

Nos drops, vamos mudar isso. Ao optarmos pelo uso de áudios ao invés de videos, não só nos forçamos a criar conteúdos que precisam ser melhores para garantir o aprendizado, como também permitimos que você aprenda em paralelo com outras atividades. Você pode ir para o trabalho, pegar um ônibus ou navegar pela internet, enquanto ouve os micro cursos, da mesma forma que faria com uma música ou podcast.

E o Watson é o sistema que adotamos para nos ajudar nessa missão de disponibilizar todos os textbooks criados no formato de áudios, dentro da nossa plataforma mobile.

Mas como?

Você provavelmente já conhece a tecnologia Text To Speech, ou TTS, é um formato de tecnologia que te permite transformar textos em áudios através de sistemas computadorizados. Muito provavelmente você já viu ela em ação no tradutor do Google, ou no seu celular. (Hello Siri)

No caso do Watson, ele possui uma tecnologia incrível, que pela primeira vez, está permitindo que tenhamos um resultado próximo ao ideal quando usamos a tecnologia. Chega de sentir uma voz robótica irritante, agora, estamos cada vez mais próximos de uma experiência humanizada.

Vamos para um exemplo prático!

Esse texto abaixo é um trecho de um dos drops usados no Empreenda Junto.

Desenvolvendo uma estratégia de produto

Ao criar um negócio você precisa pensar no que irá oferecer para o seu público. Independente de estar desenvolvendo um produto ou serviço, uma boa estratégia é fundamental para aumentar suas chances de sucesso.

Isso é o que você tem ao usar um sistema de TTS normal

Bem ruim não é mesmo?

Agora, se você usar o Watson, você consegue esse resultado:

Um pouco melhor, mas ainda longe do ideal.

E por fim, o que conseguimos hoje, com as nossas melhorias a interface de input do Watson:

Agora que você ouviu a versão "normal", a primeira versão usando o Watson e a versão atual com base nas nossas melhorias, você deve estar se perguntando, quais melhorias são essas?

Uma nova interface

Normalmente o Watson recebe os dados que você envia para serem transformados em áudio usando uma API que é como se fosse um sistema de comunicação.

A WVFH transforma a escrita humana, em algo que o Watson entende aplicando o SSML

Essa API permite que você faça diversos ajustes ao seu texto através do SSML, para melhorar a qualidade do áudio final, porém usar ela diretamente demanda um bom conhecimento de programação. Nosso objetivo é eliminar isso, ao criarmos a interface WVFH ou Watson Voice For Humans. Nosso objetivo é simples: fazer com que o uso dos comandos permitidos pelo sistema TTS do Watson, seja tão simples, quanto é escrever aqui no Medium, e marcar uma frase como negrito.

Ou seja, você escreve seu texto normalmente, mais ou menos como esse exemplo aqui:

E o WVFH entrega isso aqui para o Watson:

E pronto, ao humanizarmos a interface do Watson, fica muito mais fácil usarmos os recursos avançados do sistema de conversão de texto para voz.

E qual o resultado final?

Ganhos para todos!

Por um lado, o Empreenda Junto ganha tempo e redução de custos para produzir os áudios.

Isso significa que você vai ter mais conteúdo, em menos tempo (cortamos em mais de 50% o tempo de produção), e com um preço bem menor! (De forma direta, você economiza 1/3 ou 33% do valor da mensalidade).

E o mundo da tecnologia, ganha uma nova ferramenta, que vai facilitar não só o aprendizado de um dos sistemas de inteligência artificial mais poderosos do mundo, como permitir que cada vez mais pessoas tenham a possibilidade de transformar os seus materiais de texto, em áudios, tornando a web um espaço mais inclusivo para pessoas com deficiência, e até mesmo mais barata, com a democratização do acesso a essa nova possibilidade.

E com isso, estamos dando mais um passo, não só em uma profunda mudança em como as pessoas aprendem online, mas também, para ajudar a desenvolver tecnologias que estão tornando o mundo um lugar melhor.

Ps. Se interessou no drops? Mande um email no: suporte@empreendajunto.com para saber mais ou assinar a beta.

--

--

Founder @empreendajunto| Empreendedor apaixonado por inovação. | COO/Partner Gestão 4.0